Top 10 – Solos de Guitarra (por Miller Borges)

Breve colocação: É uma honra ter novamente aqui o Sr. Miller Borges no Blógue da Nefandagem, ainda mais que ele é o maior especialista brasileiro em solos.

—————

Demorou (MUITO) (Nota do Blógue: MUITO), mas está aí. É impossível escolher um top 10, porque injustiças sempre são feitas (vide não ter “Sometimes I Feel Like Screaming”, entre outras), porém top 20 fica muito extenso. Lembremos que a regra estipulada por Jespa é um top solos sem o panteão da guitarra (Gilmour; Hendrix; Page; Clapton; etc) e nem clichês universais. A verdade é que é impossível escolher um top 10. Lá vai:

10. Isolated (Edu Ardanuy) (Link Safado)

– É pacífico na doutrina e nas rodinhas de música que falta “mojo” no Dr. Sin. Porém, esse solo do Eduzim Malmsteen é especial. Épico e marcante, tem um pouco de Sambora, um pouco de Malmsteen, e muita inspiração. Certamente um dos melhores all time. Segue link somente do solo, para que não tenham que ouvir a música toda.

9. My Sharona (?) (Link Safado)

– Não faço a menor ideia de quem seja esse brother da guitarra, mas o riff da música e o solo dela são demais. Certeza que o cara se diverte muito tocando, afinal, não haveria outro motivo para segurar tanto tempo no mesmo bend, a não ser muita curtição. Dos solos mais rock’n roll ever.

8. Tornado of Souls (Marty Friedman) (Link Safado)

– Marty Friedman não é o guitarrista mais rápido do thrash metal, mas é certamente uma humilhação musical a todos os outros do estilo (inclusive ao Skolnick). Desde as melodias que faz, até os bends, vibratos, e arpegios, tudo é característico e de muitíssimo bom gosto. Detalhe para sua pegada na palheta, que faz com que muitos acreditem que ele deveria estar no top bônus.

7. You don’t remember, I’ll never forget (Yngwie J. Malmsteen) (Link Safado)

– O ideal seria que esse top 10 fosse recheado somente de solos do Malmsteen, mas resolvi diversificar um pouco. Mito, lenda, herói. Não é a melhor música do cigano voador, mas tem um belíssimo solo. O único que consegue colocar feeling na velocidade!! Ah, também é sempre bom ver Mark Boals fazendo playback de sua própria voz.

6. Fool for your loving (Steve Vai) (Link Safado)

– O ser intergalático aparece no Top com sua contribuição ao Whitesnake. No clipe, Vai faz questão de humilhar todos seus parceiros de banda colocando a guitarra no chão para tocar a parte mais frenética (e caótica) da música.

5. Another Day (John Petrucci) (Link Safado)

– John Petrucci não tem feeling, ponto. Mas o cara é tão técnico que consegue emular muito feeling nesse solo, que é lindíssimo, por sinal.

4. Over the mountain (Randy Rhoads) (Link Safado)

– Não tem “Crazy Train”, nem “Mr Crowley”, maaaaaaas tem esse que é certamente um dos solos mais fucking awesome do RR. O negócio aqui é macabro, muito mais que aqueles arpegios dissonantes de bandas de Dét Metal. Clássico.

3. November Rain (Slash) (Link Safado)

– Eu sei que é vergonhoso, mas esse solo é lindo demais. Aliás, os TRÊS solos da música são lindos, sendo que o terceiro por si só já garante a posição para o Slaaash. Vale a pena ouvir o rosa choramingar a música toda só para chegar no clímax por conta do chapeludo.

2. Mama I’m coming home (Zakk Wylde) (Link Safado)

– Nessa época o Zakk Wylde ainda não mandava 11 harmônicos artificiais a cada 10 notas tocadas (logo, ele não era tão legal quanto nos dias atuais, porque quanto mais harmônico artificial, melhor) e nem se parecia com um viking bêbado. Porém, antes de ser esse mito que é atualmente, Zakkarias gravou um cd praticamente perfeito com relação a linhas de guitarra. O solo de “Mama” (infelizmente não é o da Walesca Popozuda) é o mais simples dessa lista e quiçá o mais belo.

1. Like a Stone (Tom Morello) (Link Safado)

– Porra, Tom Morello é muito fo#$. Isso todo mundo sabe. O cara foi aluno do Michael Angelo Batio, não aprendeu a ser da hora como seu mestre, mas aprendeu a fazer melodias (talvez com outra pessoa). Esse solo é com certeza o mais marcante feito nas últimas duas décadas e por isso, nada mais justo estar nesse top.

—-

Valeu aí Millão! E pra galera fica o video com meu solo favorito de Millão.

Sobre Jespinho

Sub-Sub-Sub-Celebridade, Ranzinza, Resmungão, Puto, Apreciador/Pseudoentendedor de Cerveja, Apreciador de Futebol e Basquete Pragmático. Um dos piores guitarristas que você verá na vida... Entusiasta de Desafinadas nos Karaokes da Liberdade.
Esse post foi publicado em Guitarra, METAL, Roque, TOP, Top 10 e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Top 10 – Solos de Guitarra (por Miller Borges)

  1. Pingback: Top 10 – Musicas de(com?) FENÔMENOS Climáticos / Meteorológicos / Whatever (?!) | Nefandagem de Jespão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s