Top 10 – 16-Bit Video Game Music

Olá amiguinhos de Nefandagem, tudo bão? Continuando a saga de Video Game Music, partiremos pra uma das disputas mais complicadas de se rankear. Temos aqui algumas das canções que marcaram infinitamente nossas vidas. Estamos falando de nada mais nada menos que Mega Drive (Genesis é o escambau) e Super Nintendo, consoles que tenho um carinho gigantesco e imagino que grande parte dos amiguinhos que caírem aqui no blógue também tenham um carinho todo especial.

Tem aquele sabor a mais de ir até a locadora pegar alguma fita muito marota depois da escola, de preferência pegando duas fitas, porque duas fitas são dois dias e a locadora deixa devolver segunda-feira. Muito Sucesso! Anyways, o principal tema aqui desse negócio é música e… tem muita coisa boa e clássica nesse trem. SAMBORA.

Menções amost-made-the-cut: Super Mario World (o tema mais famoso fica pro do NES mesmo), Castle Of Illusion (baita jogo, mas nenhuma trilha me empolgou o suficiente pra chegar no Top), F-Zero (A trilha sonora por si é escrota de boa, mas é o mesmo caso de não ter nenhuma que queira destacar), Secret of Mana, TMNT4 (queria assistir o filme de Tartarugas, mas sei que é um cocô e eu ficaria mó triste haha), enfim, tem uma cacetada de coisa boa.

T.10 – Zelda: A Link to The Past – Dark World (Link)

Eu realmente não queria colocar nenhum tier nesse negócio, mas a trilha sonora de A Link To The Past é ridícula de boa e seria uma injustiça do tamanho do mundo deixar o jogo de fora, ainda mais que Dark World é um trem lindo demais da conta – Ok, dou o espaço pros amiguinhos me xingarem por ter deixado de fora os jogos acima citados + Super Metroid, Star Fox, Yoshi’s Island.

Esse som é ridiculamente foda e consegue deixar até a fantástica Overworld um tanto menos insana. Naturalmente a escolha até seria a própria, mas deixei ela na versão NES como a mais simbólica mesmo.

PS / Spoiler: Consegui Não colocar mais de uma música do FF VI nesse negócio!!!!

T-10. Golden Axe – Wilderness (Link)

Ok, pode não ser uma das melhores trilhas sonoras da geração 8-bit e… na real? O Som do Mega Drive era um bom tanto NEFANDO comparado ao som do Super Nintendo, mas ainda assim, temos aqui um dos temas e um dos jogos mais marcantes e divertidos de toda geração. Já cheguei até a fazer um Top 10 Maroto de Jogos de Mega Drive (imagino, ao menos) que já farei o jabá aqui, obviamente.

Aguardo o dia que Joey DeMayo fará um cover dessa música num show do Manowar.

9. Killer Instinct – Title Theme (Aka: The Instinct) (Link)

C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-Combo Breaker.

Yep. Pra início de conversas, Killer Instinct nos ofereceu o mais fantástico CARINHA-ALEATÓRIO-QUE-FAZ-COMENTÁRIOS-NO-QUE-OCORRE-DURANTE-A-LUTA, que diga-se de passagem é MUITO superior ao TOASTY GUY do Mortal Kombat, mesmo porque ele fala MUITO melhor o nome dos personagens, em especial o de TJ COMBO.

Anyways, introdução enrolenta a parte, a música principal de Killer Instinct é ridiculamente boa e tesuda, de quebra ainda dava pra curtir ela com o cd que vinha junto do jogo original, o tal do KILLER CUTS. Recomendo também a versão de THE INSTINCT que tem no jogo do XBOX ONE, que tá bem tesudo tb, diga-se.

8. Super Castlevania IV – Simon Belmont’s Theme (Link)

Estamos falando aqui de Video Game Music, tem algum jeito de um ao menos um tema de Castlevania ficar de fora de um Top 10? Aliás, até imagino que tenha, porque os Castlevanias de PS2 e PS3 são consideravelmente WRETCHEDS (hm, na verdade não acho os Lords de PS3 a coisa mais horrorosa do mundo, mas é difícil ser da franquia depois da criação de Symphony of The Night e Aria of Sorrow).

Essa daqui, assim como as belas canções de Castlevania citadas no Top 8-bit, também tem versão mais metalizada de Dracula Battle, que obviamente recomendo.

7. Mega Man X – Storm Eagle Theme (Link)

Outra franquia que sempre teve trilhas sonoras muito respeitáveis. Pra quem não viu a Lista de 8-Bits… é só checar como Willy’s Castle de Mega Man II é um negócio surreal.

Resolveram continuar trabalhando sempre em trilhas sonoras interessantes e Mega Man X é uma boa prova disso. Quase todos os níveis possuem músicas fantásticas que combinam absurdamente bem com tudo que está ocorrendo, mas STORM EAGLE ainda tem a música mais insana de todo jogo e, como notável, é uma das melhores trilhas de todo 16-bit. Possivelmente é minha segunda música favorita da franquia Mega Man.

RESPECT.

6. Chrono Trigger – Frog’s Theme (Link)

Primeiramente acho fundamental lembrar os amiguinhos que Chrono Trigger é um absurdo, sem dúvida alguma o SEGUNDO MELHOR JOGO de Super Nintendo, atrás apenas de Final Fantasy VI e possivelmente o TERCEIRO MELHOR JOGO de J-RPG, atrás de outro Final Fantasy, o tal do Final Fantasy VII.

Depois disso, só queria relembrar que o jogo teve sua trilha sonora trabalhada por ninguém menos que NOBUO UEMATSU, um monstro eterno das trilhas sonoras de videogame, em especial de uma franquia que… gosto bastante: Final Fantasy.

Temos em CT uma cacetada de trilhas memoráveis, mas ainda acredito que Frog’s Theme está acima de todo o resto do jogo.

5. Donkey Kong Country 2 – Stickerbush Symphony (Link)

Donkey Kong Country é um troço surreal né? Mudou bastante a história do videogame com seus gráficos insanos, sua jogabilidade absurda e claro… a sua trilha sonora de outro mundo. Estávamos acostumados a trilhas sonoras legais e memoráveis, mas DK levou o negócio pra um outro nível.

Ai pode até ficar a pergunta: Po… se DK é tudo isso de trilha sonora pq essa música ficou apenas em #5? Bom… a trilha overall provavelmente seria meu pick #2 e estamos aqui com umas músicas específicas marotas. Anyway: Stickerbush Symphony é um troço ridículo de foda e vamo pra próxima.

4. Top Gear – Las Vegas (Link)

RÁ! Entenderam agora os motivos que fazem Stickerbush Symphony ser apenas #5? Aqui já tamo na pura nata do creme do milho de Piracicaba via Goiania.

Las Vegas de Top Gear pode não ter toda a tecnologia e o caramba a quatro, mas sem dúvida é uma das músicas de video game mais fodida de todos os tempos e combina insanamente com esse jogo que continua sendo um dos mais gostosos de todos os tempos. A sensação de velocidade do jogo ainda faz um monte de jogo atual parecer uma grande pilha de cocô.

PS: Vira e volta tem os guitarristas-de-youtube mandando esse clássico haha

3. Street Fighter II – Kurenai no Ken (Link)

Olha, pra ser bem sincero a escolha aqui foi BEM DIFÍCIL, sabia bem que no Top 3 eu deveria ter algum tema de Street Fighter e o coração ficou muito dividido entre os 4 temas favoritos de nefandagem: Ryu, Guile, Zangief e Ken. Todas essas músicas poderiam participar facilmente no top, mas não queria comer muitos slots com o mesmo jogo (isso vai meio que contra o que o blógue procura. Isso já fica também como um desafio quando eu fizer trilhas sonoras no PSX, como sobreviverei tendo que selecionar musicas de FF VII? haha).

O Tema de Guile vai bem com tudo (como aqueles virais do youtube demonstraram uma época – e vale a pena registrar que a versão em cima do fantastico EPIC SAX GUY é uma das melhores coisas que a internet já produziu), mas esse Tema de Ken é um troço surreal e já recebeu uma versão cantada pelo fantastico Hironobu Kageyama, carinha que cantou as músicas de um anime aí: Dragon Ball Z.

2. Sonic – Green Hill Zone (Link)

Mega Drive nunca foi exatamente reconhecido por sua qualidade sonora e dentro dos jogos nunca foi a coisa mais fácil do mundo encontrar trilhas muito marcantes, tanto que a única que participou aqui no top foi a do eterno GOLDEN AXE. Pegando o exemplo de Altered Beast: O jogo é ridiculamente DAORA, mas a trilha sonora é BEM POBRE, mesmo sendo muito fã (Riiiise from your graaaaaaaave! hahaha).

Anyway: Estamos falando aqui de uma das mais fantásticas trilhas sonoras de todos os tempos. Green Hill Zone de Sonic é algo como o Tema de Mário pros SEGUISTAS (bons tempos hein?), sem contar a lenda que Michael Jackson escreveu as trilhas de Sonic 3. Sempre li a respeito, mas nunca encontrei nenhuma confirmação, até faz sentido considerando a qualidade insana da trilha sonora do jogo, diga-se de passage.

1. Final Fantasy VI – Terra’s Theme (Link)

Vocês não esperavam algo diferente, certo? Pelo menos quem já frequentou um pouco desse infame blógue já devia esperar que a primeira posição envolveria o melhor jogo dessa geração (e provavelmente Top 5 dos melhores jogos de todos os tempos), vou até ter que me segurar pra não ficar na discussão de qual o melhor Final Fantasy de todos os tempos haha.

Anyway, a trilha sonora do jogo é uma das melhores de todos os tempos overall. É MUITA TRILHA BOA, mas pelo lado bom, não foi tão insano de escolher como foi com Street Fighter, tive bem claro que TERRA’S THEME é um dos temas mais lindos de toda a história do videogame e a Terra é uma das mais belas personagens já criadas na história (after all ela é MEIO ESPER né?). Aproveito pra recomendar:

Terra’s Theme – FF VI Piano Collections – COISA LINDA DA PORRA

Terra’s Theme – Distant Worlds II

Terra’s Theme – Dissidia – Só pela curiosidade. Cagaram aqui.

Bom, é isso aí amiguinhos, terminando aqui já tenho o próximo desafio em mente: PLAYSTATION. Vou ver se mando uma mensagem pro Yudi pra pegar umas dicas.

ABS!

Sobre Jespinho

Sub-Sub-Sub-Celebridade, Ranzinza, Resmungão, Puto, Apreciador/Pseudoentendedor de Cerveja, Apreciador de Futebol e Basquete Pragmático. Um dos piores guitarristas que você verá na vida... Entusiasta de Desafinadas nos Karaokes da Liberdade.
Esse post foi publicado em Games, Música Nefanda, Nerdice, TOP, Top 10, Video Game e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s